Alimentos que ajudam na produção da serotonina






 .Oque muitos não sabem, é que a serotonina, é um neurotransmisor de nosso sistema nervoso, esse que nos proporciona a sensação de bem estar.
  .No diagnostico de muitos desturbios emoçionais, entre eles (Sindrome do Panico,TOC,TAG,inclusive na depresão),há constatado a falta desse importantissimo neurotransmissor,logo abaixo descreverei (para quem não conheçe) oque é a serotonia!!

.Nesta página, vou escrever quais os principais alimentos, que ajudam na produção deste.

Primeiramente para quem não sabe, O que é serotonina?!

A Serotonina é uma substância chamada de neurotransmissor existe naturalmente em nosso cérebro e, como tal, serve para conduzir a transmissão de uma célula nervosa (neurônio) para outra. Quimicamente a serotonina ou 5-hidroxitriptamina (5-HT) é uma indolamina, produto da transformação do aminoácido L-Triptofano.

O Triptofano, conhecido também como 5-HTP (5-hidroxitriptofano), é um nutriente encontrado em alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, peru e laticínios. Sua importância na psiquiatria deve-se ao fato de ser o precursor direto da serotonina, por sua vez, é também chamada de 5-hidroxitriptamina (5-HT), que atua no cérebro ajudando a melhorar o humor, evitando a depressão, a ansiedade e a insônia.

Atualmente a Serotonina está intimamente relacionada aos transtornos do humor, ou transtornos afetivos e a maioria dos medicamentos antidepressivos agem produzindo um aumento da disponibilidade dessa substância (tornam ela mais disponível) no espaço entre um neurônio e outro. Assim sendo, a serotonina (5-HT) influi sobre quase todas as funções cerebrais, inclusive estimulando o sistema GABA (ácido gamaminobutírico). Embora seja apenas um, entre possivelmente centenas de neurotransmissores do cérebro, a serotonina talvez seja um dos mais importantes. Os níveis de serotonina determinam se a pessoa está deprimida, propensa à violência, irritada, impulsiva ou gulosa.

Assim como a serotonina pode elevar o humor e produzir uma sensação de bem-estar, sua falta no cérebro ou anormalidades em seu metabolismo da têm sido relacionadas a condições neuropsíquicas bastante sérias, tais como o Mal de Parkinson, distonia neuromuscular, Mal de Huntington, tremor familiar, síndrome das pernas inquietas, problemas com o sono, etc. Problemas psiquiátricos, tais como depressão, ansiedade, agressividade, comportamento compulsivo, problemas afetivos, dentre outros também têm sido associados ao mau funcionamento do sistema serotoninérgico (da serotonina).

Com essa base fisiológica, alguns pesquisadores afirmam que se aumentar os precursores naturais da serotonina pode-se, seguramente, elevar seus níveis e aliviar a depressão, dor e o desejo por carboidratos

O 5-HTP, tomado como suplemento dietético pode ser eficaz contra a depressão e completar a ação dos antidepressivos tradicionais. O 5HTP pode ser encontrado em altas concentrações na semente de um legume, chamado Griffonia simplicifolia, encontrado no Oeste da África. O leite e seus derivados também são fontes de 5HTP, assim como a carne de peru. Outras fontes de triptofano: requeijão, carne, peixe, banana, tâmara, amendoim, todos os alimentos ricos em proteínas. 



Quais os principais alimentos que ajudam na produção da serotonina?!


Segundo nutricionistas, algumas substâncias encontradas nos alimentos têm a capacidade de melhorar e até estimular o sistema nervoso.

Temos o exemplo do mel e também dos carboidratos, que têm a capacidade de aumentar a produção de serotonina, susbtância essa responsável pela sensação de prazer e bem-estar. O chocolate provoca um efeito semelhante, funcionando como um calmante em situações difíceis.


A evitar estão alimentos como o chá preto, o café, pois são produtos ricos em cafeína, o que provocará um aumento da ansiedade. Gorduras saturadas e álcool também devem ser consumidos em pequenas quantidades. Eles interferem negativamente no organismo provocando fadiga e raciocínio lento.

Alimentos Recomendados:

Alface: Propriedades atenuantes para a irritação; a lactucina e lactupicrina, encontradas nos talos das folhas, e que actuam como calmante.

Mel e carboidratos: Estimulam a produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.


Espinafre e brócolos: Previnem a depressão. Contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células. Estabilizam a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso devido ao magnésio, ao fosfato e às vitaminas A, C e ao Complexo B.


Peixes e frutos do mar: Diminuem o cansaço e a ansiedade, uma vez que contêm zinco e selênio que agem no cérebro.


Laranja: Promove um melhor funcionamento do sistema nervoso. É um relaxante muscular e ajuda a combater o estresse e previne a fadiga. Rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B.


Uvas: Melhoram o funcionamento do sistema nervoso. Actuam como antioxidantes e retardam o envelhecimento precoce. Possuem boas doses de vitaminas do complexo B, C, flavonóides e carboidratos.



Banana: Diminui a ansiedade; garantindo um sono tranquilo. É rica em carboidratos, potássio e magnésio e possui vitamina B6.


Chocolate: Este é o que tem maior impacto sobre o humor. Possui açúcar, agindo como calmante no cérebro agitado. Contém tirosina, substância que estimula a produção de serotonina.


Ovos: Garantem o bom humor. São ricos em tiamina e niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A sua falta no organismo leva à apatia, ansiedade e perda de memória.



Um abraço, e só lembrando tudo que é em exagero fas mal, intão fique ciente disso!!

Um Abraço, Fiquem com Deus!!